segunda-feira, junho 14, 2004

Arte florida

Neste fim-de-semana prolongado resolvi fazer como pedem naquele anúncio...e fiz férias cá dentro!

Lá fui com a famelga até ao Minho para tentar carregar as baterias. Gosto muito do Minho! Pela bela paleta de cores que a natureza nos oferece nesta altura, pela gastronomia e por mais coisas, que agora também não interessam nada...

Desta vez o passeio foi até Seixas, onde temos uma modesta casinha, uma pacata vila vizinha de Caminha, ideal para recarregar baterias e outras coisas que também não interessam nada a este post...

A viagem, apesar do calor, correu bem. Fizemos o percurso nas calmas, afinal estávamos em "vacances".
Lá chegados, foi aquele aborrecido desfazer das malas e tratar de ver o faltava na casa. Depois, o almoço, numa tasquita perto e a maçadora mas necessária ida ao supermercado colmatar as faltas.

E eis-nos chegados a Caminha, por volta das 16.00 horas.
Em boa hora...

Havia perfume no ar, o chão estava encantadoramente decorado.
Eram as festas da cidade e preparava-se a "Procissão do Corpo de Deus".
Eram kilometros de flores, pétalas, verdes, serrim colorido e sal.

Vim depois a saber que, na véspera da solenidade, riscam-se no chão, a giz, os desenhos para a decoração de cada uma das ruas e praças, porque em Caminha não são utilizados os tradicionais moldes, o que obriga a um trabalho redobrado.
A população une-se e desdobra-se em esforços.
Motivos religiosos alusivos ao dia, desenhos relativos ao concelho e á história e cultura de Caminha podem, e devem, ser apreciados por todos.

Já tinha visto coisas do género mas estes tapetes de flores foram os mais belos que vi até hoje. Há pormenores de perfeição que não dá para descrever, só visto mesmo!
Se puderem, para o ano, vão ver. Acreditem que vale a pena!

img_01.jpg img_02.jpg

Sign by Danasoft - Layouts and Images