quinta-feira, outubro 07, 2004

Quando for grande, não quero ser assim

Os visitantes de uma exposição aberta esta semana no Museu de Ciência de Londres vão poder matar a curiosidade de saber como ficariam após uma cirurgia plástica no rosto.

Na mostra Rearranging Faces, do artista Paddy Hartley, eles poderão experimentar máscaras e cintas elásticas faciais que simulam temporariamente os efeitos de operações plásticas, algumas delas radicais.

Com a exposição, o artista quis explorar a obsessão das pessoas com a beleza. Para isso, criou artigos que simulam plásticas, mas que também oferecem uma ajuda real aos cirurgiões para tratar pacientes desfigurados por queimaduras, por exemplo.

Da arte à terapia

O trabalho do artista Paddy Hartley foi desenvolvido a partir de uma encomenda feita pelo Museu Victoria&Albert, de Londres, em 2001, para um evento que examinava como se vê nos nossos dias a cirurgia plástica para efeitos cosméticos.

Desde então, Paddy Hartley também passou a trabalhar com o especialista em materiais Ian Thompson, do Hospital Guy's, em Londres, para transformar as próteses que ele criou como arte em curativos faciais.

Os curativos são projetados para proteger e dar sustentação à face, por exemplo, durante o período de recuperação depois de uma cirurgia ou enxerto de pele.

Thompson espera conseguir aprovação dos órgãos governamentais para adicionar uma camada muito fina de pó de vidro à parte de dentro do curativo que, ele acredita, poderia ajudar no processo de cicatrização.

O pó contém partículas de sódio, fósforo e cálcio que estimulam o crescimento das células e tecidos em direção à cura, e possuem propriedades antissépticas.

Thompson faz implantes faciais a partir desse vidro bioativo para pacientes que perderam fragmentos de ossos há muitos anos, através de trauma ou câncer.

Hartley ajudou o trabalho de Thompson ao fazer moldes precisos para a confecção de próteses.

Agora, as suas criações estão sendo expostas novamente como arte e poderão ser testadas por qualquer visitante.

A mostra faz parte de uma série de eventos gratuitos realizados no Dana Centre do Museu de Ciência de Londres, dedicado à exploração do futuro das pesquisas sobre a face. Ela pode ser visitada até o dia 2 de Dezembro 2004.


Sign by Danasoft - Layouts and Images