Lendas - Lenda de Lisboa
Ontem trouxe-vos a lenda sobre os "tripeiros", na altura fiz um desafio a quem soubesse alguma coisa relacionada com a origem da alcunha "alfacinhas" dada aos lisboetas. Através da Luz fiquei a saber que a origem da designação "alfacinhas" perde-se: Há quem explique que nas colinas de Lisboa primitiva verdejavam já as plantas "hortenses utilizadas na culinária, na perfumaria e na medicina" que dão pelo nome de alfaces. O Alface vem do árabe, o que poderá indicar que o cultivo da planta começou aquando da ocupação da Península pelos fieís de Alá. Há também quem sustente que, num dos cercos de que a cidade foi alvo, os habitantes da capital portuguesa tinham como alimento quase exclusivo as alfaces de suas hortas.
Será? Não será?
Encontrei ainda uma lenda relacionada com a cidade de Lisboa e que gostaria de oferecer a todos os "alfacinhas" que visitam este Bosque...
Ora conta a lenda que a costa que hoje é a de Lisboa, tinha um estranho nome: Ofiusa - que quer dizer "Terra de Serpentes". As serpentes tinham a sua rainha. Uma rainha muito estranha, metade mulher, metade serpente...senhora de um olhar feiticeiro, e de uma voz muito meiga.
Ás vezes, esta estranha rainha subia ao alto de um monte e gritava ao vento, só para que pudesse ouvir a sua própria voz:
"Este é o meu reino ! Só eu governo aqui, mais ninguém! Nenhum ser humano se atreverá a pôr aqui os pés: ai de quem ousar!Pois as minhas serpentes, não o deixarão respirar um minuto sequer !".
De facto, durante muito tempo, ser humano nenhum se aventurou a desembarcar nesta costa que ela pensava que estaria amaldiçoada pelos deuses e também pelos homens.
Porém um dia, vindo de muito longe, um herói lendário chamado Ulisses, famoso pelas suas aventuras guerreiras, atracou na cidade.
Ficou deslumbrado com as belezas naturais que viu e ao desembarcar subiu a um monte, e com a sua máscula voz, gritou ao vento:
"Aqui edificarei a cidade mais bela do Universo ! E dar-lhe-ei o meu próprio nome: será a Ulisseia, capital do Mundo !"
E a sua profecia concretizou-se... e hoje, embora não tenha o nome dado pelo herói mitológico grego "Ulisseia", é uma das mais belas cidades do Mundo, e chama-se Lisboa.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home