quarta-feira, janeiro 24, 2007

Os Ignobeís

Para quem não sabe são assim uma espécie de irmãos dos Nobel mas ao contrário, por outras palavras, estes distinguem aqueles que nas suas áreas só fizeram, como dizer, invenções de cáca.

A saber:

Matemática
Nic Svenson e Piers Barnes, da Organização de Pesquisa Científica da Austrália, por se terem lembrado de calcular o número de fotos que devem ser tiradas para que se tenha certeza de que todos os componentes de um grupo apareceram com os olhos abertos.

Ornitologia
Ivan Schwab e Philip Mai, da Universidade da Califórnia, por um estudo que explica porque é que os pica-paus não sofrem dores de cabeça.

Biologia
Bart Knols, da Universidade Wageningen de Agricultura dos Países Baixos, o Instituto Nacional de Pesquisa Médica da Tanzânia e a Agência Internacional de Energia Atômica, por demonstrarem que o mosquito "Anopheles gambiae", que transmite a malária, é atraído pelo cheiro do queijo e pelo agradável aroma dos nossos pés.

Nutrição
Os cientistas kuwaitianos Wasmia al-Houty e Faten al-Mussalam, por um estudo que demonstra que os escaravelhos do estrume são animais muito selectivos naquilo que ingerem.

Paz
O cientista galês Howard Stapleton, que inventou um dispositivo "repulsivo de adolescentes", que faz um barulho irritante para as pessoas desta faixa etária que não é escutado pelos adultos.

Acústica
Lynn Halpern, Randolph Blake e James Hillengran, da Universidade Northwestern, de Chicago, que realizaram uma experiência para determinar o porquê de o barulho que as unhas fazem sobre um quadro-negro ser tão irritante.

e por fim

Medicina
Francis Fesmire, do Colégio de Medicina da Universidade do Tennessee, e uma equipa do Centro Médico de Haifa, Israel, pela publicação de um estudo intitulado: "Término do soluço mediante uma massagem retal digital".


Sign by Danasoft - Layouts and Images