quarta-feira, junho 23, 2004

Meu rico São João!

Santo António já se acabou
O São Pedro está-se a acabar
São João, São João, São João
Dá cá um balão para eu brincar

É na rua que se vive a maior festa do Porto, o São João, santo padroeiro da minha mui nobre cidade invicta que eu tanto amo.
Hoje é a noite mais longa do ano e a mais especial. Talvez seja dificil de entender, para quem não é natural do Porto, o sentimento que se vive nessa noite por isso vou tentar descrever-vos as sensações, os cheiros e os sentimentos que nesta noite unem ricos e pobres, velhos e novos.

A cidade transfigura-se por completo. Nas ruas misturam-se os odores do alho porro, do manjerico, da cidreira e, claro está, da sardinha assada. É aliás com a bela da sardinha assada e um bom caldo verde que começa a noite de São João. Forra-se o estômago para uma noite de folia e alegria.

As Fontaínhas, a baixa do Porto, a Ribeira e a Foz são os locais mais frequentados pelos portuenses, e outros que nos visitam nessa noite, embora os mais resistentes percorram a cidade de lés-a-lés em rusga e sempre de martelo em riste.

A cidade move-se, cheia que nem um ovo e á meia-noite é hora de paragem obrigatória na Ribeira para ver o fogo de artifício que até hoje nunca faltou á meia-noite em ponto. Com o Rio Douro como cenário o espectáculo de fogo nos céus tem no dia de hoje uma beleza especial.

Depois da Ribeira, a festa espalha-se pelos quatro cantos da cidade e só termina ao nascer do sol.
As rusgas sanjoaninas calcorreiam a cidade, parando aqui e ali num bailarico qualquer. Bebem-se uns copos pr'a viagem. A noite, onde não faltam as tradicionais orvalhadas, mistura-se com a manhã, e quando o cansaço aperta, a ternura chega, parte-se rumo á Foz do Douro para o tradicional banho de mar!

A todos desejo, Um Bom São João! Muita alegria, minha gente!

Sign by Danasoft - Layouts and Images