terça-feira, julho 13, 2004

Vamos a contas?

Não se assustem que ainda não entreguei o Bosque à Manela, refiro-me ao processo de nomeação do futuro presidente da UE.

- A UE tem 25 Estados membros. Mas como desses apenas 12 participam em todas as politicas da UE, o presidente da Comissão Europeia só pode ser escolhido entre 12 e não entre 25.

- Desses 12 Estados membros, há 3 (França, Itália e Bélgica) que são excluídos, pois já tiveram um presidente da comissão no passado. Ficam apenas 9.

- Desses 9 países há 5 (Alemanha, Espanha, Holanda, Irlanda e Grécia) que ficam excluídos à partida pois já detêm cargos de relevância na UE. Ficam 4 países.

- Dos 4 países que ficam, foi convidado oficialmente o primeiro-ministro do Luxemburgo, que recusou o cargo alegando que tem um compromisso com o povo Luxemburguês. Ficam portanto três países: Áustria, Finlândia e Portugal.

- Uma das imposições para se ser presidente da comissão europeia é falar inglês e francês. Ora, mais de 99% dos austríacos e dos finlandeses não sabem falar estas duas linguas. Restava pois, Portugal.
Parece que afinal o lugar foi conseguido por exclusão de partes...

...tão fácil como saltar á corda.

Sign by Danasoft - Layouts and Images