terça-feira, outubro 19, 2004

Colocação de professores - Comunicado da Carminho

No rescaldo dos problemas com a colocação dos professores que atrasou o início do presente ano lectivo e que se deveu a problemas informáticos, o Ministério da Educação anunciou que procederá à substituição gradual dos computadores ZX Spectrum que até agora eram usados pelos funcionários dos vários serviços.
O ZX Spectrum foi um dos primeiros computadores pessoais realmente populares e representa o que de melhor a ciência informática podia oferecer no início da década de 80. Com os seus 48 Kb de RAM, esta máquina pequena mas robusta é capaz de lidar com operações tão complicadas como a adição, a subtracção, a divisão e até, em alguns casos, a multiplicação.
Muitos consideram que usar computadores fabricados em 1982 poderá não ser o mais adequado para o tipo de desafios que um governo do séc. XXI tem de enfrentar mas o responsável pela logística do ministério da Educação explica que "vivemos em tempos de crise, pedem-nos para cortar nos custos e por isso não podemos trabalhar com o material mais avançado disponível no mercado", acrescentando porém que os ZX Spectrum são fiáveis e, para mais, foram submetidos a uma operação intensiva de "upgrade" dos 48 Kb originais para uns 128 Kb de tirar o fôlego. Recorde-se que todos os funcionários do Ministério da Educação trabalham com este tipo de computador exceptuando os Secretários de Estado, a Ministra, os Directores e sub-Directores Gerais, visto que os ZX Spectrum não podem aceder à internet e, mesmo que pudessem, é extremamente penoso visualizar pornografia num écran de oito cores.
Os problemas com a colocação dos professores foram inicialmente atribuídos a um erro de software mas, posteriormente, veio a saber-se que tudo se deveu ao facto de os computadores usados para fazer a colocação de forma automática usarem gravadores de cassetes para fazer o registo magnético dos dados e de a fita estar constantemente a enrolar-se, dificultando os trabalhos.
Em conferência de imprensa, onde surgiu acompanhada pelo ministro da Presidência e ex-pugilista, Nuno Morais Sarmento, por temer represálias dos muitos pais e professores afectados pelo problema, a ministra Maria do Carmo Seabra garantiu que foi a última vez que os computadores ZX Spectrum foram usados e prometeu que o início do ano lectivo não voltará a ser atrasado devido a problemas informáticos visto que, no próximo ano, a colocação dos professores será feita com recurso a ábacos.

Sign by Danasoft - Layouts and Images