segunda-feira, outubro 11, 2004

Macacos gigantes? Ou, não...

Cientistas acreditam ter descoberto uma nova espécie de macacos gigantes durante pesquisas na selva africana.

Os animais, que apresentam uma mistura de características de gorilas e chimpanzés, foram vistos no norte da República Democrática do Congo.

Segundo os cientistas, os macacos são maiores do que um ser humano médio, chegando a uma altura de dois metros. Moradores da região dizem que eles são ferozes e chegam até a matar leões.

Se for realmente confirmado que esses macacos pertencem a uma nova espécie de primatas, a descoberta pode tornar-se uma das mais importantes das últimas decadas.

Apesar da semelhança física com os gorilas, os misteriosos animais vivem a centenas de quilómetros de todos os grupos conhecidos de gorilas.

E, diferentemente dos gorilas, eles não vivem em árvores, mas no chão.

A dieta alimentar desses macacos também é diferente da dieta dos gorilas, assemelhando-se mais à dos chimpanzés.

Por isso, a descoberta está a deixar os cientistas intrigados.

Se não for confirmado que se trata de uma nova espécie, há ainda a possibilidade de que os animais sejam chimpanzés gigantes, muito maiores dos que os até hoje descobertos.

Eles também poderiam ser híbridos, resultado do cruzamento de chimpanzés com gorilas.

Os pesquisadores prometem voltar à República Democrática do Congo para estudar mais de perto essa suposta "nova espécie de macacos".

Enquanto isso, ambientalistas já expressam o temor de que, a não ser que medidas sejam tomadas para proteger os animais, os macacos gigantes possam desaparecer antes mesmo que os mistérios sobre eles sejam desvendados.


Sign by Danasoft - Layouts and Images