segunda-feira, novembro 22, 2004

Uma questão premente...

Porque é que os cães cheiram os "traseiros" uns dos outros?

A primeira coisa que se pode ter certeza é que não é porque cheira bem! Quando um cachorro investiga a região anal de outro cachorro, ele está tentando identificar o companheiro. É justamente pelo cheiro que os cachorros conseguem passar e receber informações importantíssimas, como posição hierárquica, medo, auto-confiança e ansiedade, entre outras.

A glândula anal, que como o próprio nome diz, fica bem "lá",é usada quando os cães tem a confiança lá no alto e fazem questão de informar isso aos outros cães, comprimindo-a e libetando um cheiro intenso para os narizes apurados de nossos amigos de quatro patas.
O cão confiante abana o rabo bem esticadinho para cima e vigorosamente de forma a não deixar dúvidas para o outro cão.

Já os tímidos e inseguros tentam cobrir o cheiro, enfiando os rabinhos no meio das pernas e mantendo-os o mais junto possível do corpo.

Também é cheirando "lá" que os cães ficam sabendo do que o companheiro tem se alimentado ultimamente e, quanto mais o odor for rico em proteína animal (carne), maior o significado de que o cachorro que está sendo cheirado é dominante. Um cão bem alimentado, que come a parte mais nobre da "caça", é um cão forte e poderoso e portanto deve ser respeitado.

Espero que tenham apreciado o momento cultural de hoje...

Sign by Danasoft - Layouts and Images