terça-feira, março 22, 2005

Dia Mundial da Água

Nunca fez tanto sentido como hoje lembrar esse bem tão precioso. Por isso, ficam aqui alguns conselhos para que a tratemos como tal.

De acordo com o Plano Nacional da Água (2001), o abastecimento urbano às populações (doméstico e serviços) consome 570 x 106 m3/ano (8% do total).

Cozinha



Quando lavar a loiça à mão, não a lave peça a peça. Junte-a e lave-a no lava-louças ou num alguidar cheio de água.

Não ponha a máquina de lavar loiça a trabalhar sem a carga completa.

Encha bem a máquina de lavar roupa em cada lavagem. Utilize o botão de "meia carga", quando possível, no caso de não haver roupa suficiente para encher a máquina.

Para pouca roupa ou peças isoladas, não use a máquina. Lave à mão e utilize a água para lavar o chão da cozinha.

A água de cozedura dos vegetais, depois de arrefecida ou a água da chuva captada podem ser utilizadas para regar as suas plantas ou o seu jardim.

Verifique o fecho correcto das torneiras após o uso, não as deixando a correr ou a pingar uma torneira a pingar durante 24 horas, de 5 em 5 segundos, perde 3 litros de água, o que corresponde a mais de 1000 litros de água por ano.

O caudal de uma torneira é de 11 a 19 litros de água por minuto. Instale um compressor redutor de caudal e poderá reduzir o consumo em 50%.

Casa-de-Banho



Prefira o duche ao banho de imersão.

No duche, seja rápido e enquanto se ensaboa não deixe a água a correr.

Encha o lavatório quando fizer a barba.

Minimize a utilização da água corrente para escovar os dentes (com uso de copo ou fechando a torneira durante a escovagem), lavar as mãos ou barbear-se. Poupará 10 a 30 litros de água.

Sempre que tiver de esperar pela água quente no duche, encha num balde ou alguidar a água até ela atingir a temperatura desejada. Esta pode ser utilizada para regar plantas, lavar o carro, dar de beber aos animais de estimação ou até mudar a água do aquário.

Utilize o autoclismo só quando for necessário; evite descargas desnecessárias.

Para saber se o seu autoclismo perde água ponha umas gotas de corante no depósito e se vir água corada na sanita, sem ninguém ter puxado o autoclismo, é porque existe uma fuga.

Não transforme a sanita em recipiente do lixo - coloque o lixo (como cotonetes e papel) em balde apropriado para esse fim, evitando deitar lixo na bacia de retrete e a descarga associados.

Reduza o volume de armazenamento do autoclismo, colocando uma garrafa de água dentro do depósito deste, de forma a não interferir com o mecanismo de descarga.

Prefira autoclismos que permitam escolher o fluxo de descarga de água. Os autoclismos tradicionais têm capacidades que podem variar entre os 7 e os 15 litros por descarga. A poupança na facturação com o novo sistema dual (6/3 litros) permitirá recuperar o investimento num período de 2 a 3 anos.

Use a descarga de menor volume, ou interrupção da descarga, para usos que não necessitem de descarga total (ex: urina) - a descarga de maior volume deve ser associada apenas a usos em que esteja presente matéria fecal, cerca de 30% das descargas com autoclismo, de acordo com um estudo realizado no Reino Unido, Friedler et al, 1995.

Admitindo que o utilizador não usa menor descarga para usos sem matéria fecal e que deita outros materiais que poderiam ser colocados no lixo, com descarga associada, ao passar a usar apenas uma descarga menor (3 litros em vez de 6 litros) e ao não deitar o lixo na bacia de retrete (3% das descargas) obtém uma poupança potencial de 10 m3/ano/fogo, ou seja, 48 000 000 m3/ano no país, respeitante aos utilizadores domésticos, o que representa uma eficiência potencial de 37%.

DIVERSOS



Opte por lavar o automóvel com um balde e uma esponja ou numa estação de serviço. Calcula-se que, ao utilizar mangueira, gastará cerca de 570 litros de água; se utilizar a esponja, apenas gastará 57.

Regue as suas plantas de manhã. Se regar ao meio dia haverá uma evaporação mais rápida da água; à noite pode provocar o aparecimento de fungos nas plantas da relva.

Plante uma sebe, caso tenha uma propriedade ou jardim. Esta serve de barreira contra o vento, regula o sistema hídrico no solo e nas culturas, controla a erosão, sendo um local de abrigo e de vida de diversas plantas e animais.

Adira à reciclagem do papel - a produção do papel reciclado gasta menos água que a produção de papel virgem; 1 tonelada de papel reciclado poupa 25 mil litros de água.

Várias destas acções apresentam como vantagem, para além da redução do consumo de água, a correspondente redução das descargas de águas residuais e dos consumos energéticos associados. Pode encontrar outras acções para os sectores urbano, agrícola e industrial que visam uma melhor utilização do recurso hídrico no Programa Nacional para Uso Eficiente da Água

Sign by Danasoft - Layouts and Images