terça-feira, março 23, 2004

Tributo a Freddie Mercury

Ha ja algum tempo que tinha pensado em incluir no meu blog algo relacionado com os Queen.
Depois pensei, quem sao os Queen sem Freddie Mercury?
Sem duvida, Freddie, nunca mais houve ninguem como tu!

Freddie Mercury nasceu como Farokh Bommi Bulsara, no dia 5 de Setembro de 1946, em Zanzibar. Seus pais, Bomi e Jer Bulsara, eram persas. No colegio os colegas começaram a chama-lo de Freddie, nome que a familia acabou adoptando. A musica a que ele tinha acesso era principalmente indiana, mas tambem ouvia algumas obras de origem ocidental. Ele ficava cantando sozinho e preferia a musica as tarefas escolares. Freddie começou a aprender a tocar piano. Tornou-se tambem membro do coral e participava regularmente nas produçoes teatrais da escola. Em 1964, muitos dos britanicos e indianos, devido a disturbios politicos, deixaram Zanzibar, embora nao tenham sido pressionados para o fazer. Entre os que sairam, estavam os Bulsara, que foram para Inglaterra. Freddie tinha 17 anos e decidiu que queria ir para a Faculdade estudar Arte.
Seu historico e as suas habilidades naturais garantiram-lhe a aceitaçao por parte da Faculdade Ealing de Arte e, em Setembro de 1966, Freddie começou um curso de ilustraçao grafica.
Um dos seus colegas de classe, era o baixista Tim Staffell, de quem Freddie se tornou grande amigo. Assim que a sua amizade com Tim aumentou, Tim levou Freddie para participar nos ensaios da sua banda Smile.
Apesar de Freddie gostar do som da banda, ele estava comprometido nos seus proprios projectos e participou ora como vocalista, ora como guitarrista de outras bandas. Isto ate Abril de 1970, quando a banda Smile e reformulada e Freddie acaba por ficar como vocalista. Freddie decide mudar o nome da banda para Queen, e tambem resolve mudar o seu nome para Mercury.
Mercury (mercurio) foi escolhido, reza a lenda, por dois motivos: um por ser o Deus dos mensageiros e outro por ser o planeta do seu signo ascendente. Tambem em 1970, Freedie conheceu Mary Austin com quem viveu durante 7 anos, tendo permanecido bons amigos ate ao final da sua vida (a casa de Freddie em Londres e habitada por ela ate hoje).
Alem do sucesso espectacular dos Queen, Freddie teve trabalhos a solo igualmente famosos, tais como: Barcelona Album e Mr. Bad Guy.
Dia 24 de Novembro de 1991, Freddie morria em sua casa em Londres vitima de SIDA, um dia apos ter declarado publicamente que tinha a doença.
Numa declaraçao um pouco antes deste fatidico dia, Freddie da a melhor definiçao de si proprio:
"Voce e a ultima pessoa com quem falo...provavelmente vai ter a melhor entrevista, meu caro.
Nao quero mudar o mundo. O que mais me importa e a felicidade, quando estou feliz, meu trabalho reflecte essa felicidade. No final os erros e as desculpas sao minhas. Gosto de sentir que estou sendo honesto. No que me compete, quero aproveitar a vida, a alegria, a diversao, o maximo que puder, nos anos que ainda me restam. Pronto, ja gravou? Agora, use. Foi a unica entrevista em que cheguei a emocionar-me..."
Freddie foi cremado e nao ha tumulo que os fas possam visitar.
Em 1992 foi erguida uma estatua em sua homenagem em Montreux, Suiça.

Que descanses em paz Freddie, nos continuaremos sempre a sentir essa tua alegria em palco e a ouvir-te...

Sign by Danasoft - Layouts and Images