sexta-feira, outubro 01, 2004

Obrigatoriedade de passaportes para animais

Uma nova legislação válida para quase todos os países da União Europeia, que prevê a exigência de apresentação de passaporte para animais de estimação, entrará em vigor a partir de hoje, permitindo que os animais e seus donos viagem mais facilmente entre os países associados, informou nesta quarta-feira a Comissão Europeia.

Cães e gatos, precisarão de um quando forem transportados para outro país da UE, contendo comprovativo de vacinação contra a raiva e de outras vacinas.

O passaporte será o único documento exigido em todos os países da UE, excepto na Irlanda, em Malta, na Suécia e no Reino Unido, onde vigoram critérios mais estritos, acrescentou a Comissão.

O comissário de saúde e proteção ao consumidor da UE, David Byrne, informou que o passaporte finalmente será exigido depois de um sistema transitório que será adoptado durante os feriados de Verão. "Viajar com animais agora será possível com um único documento. Este é um enorme passo rumo à livre circulação das pessoas com seus animais", concluiu.

Sign by Danasoft - Layouts and Images