terça-feira, novembro 23, 2004

Sugestão para o jantar

O Piggy, amigo especial, cof, cof, surpreendeu-me hoje com um poema gastronómico (que segue já a seguir)...

"O apetite começa a abrir
por isso penso em partir
deste lugar cheio de palhas
de pais natais desnudados
isto aqui é tudo ao calhas.
e demasiado barulho.
Antes carapaus assados
ou papas de serrabulho
para encher o bandulho
ou uma dose de feijoada
á moda do restaurante,
e regado com bom vinho...;
ponho-me aqui num instante
senão cair pelo caminho..
mas conhecem-me há tanto ano
que qualquer bom samaritano
(vocês imaginam o quê?!)
traz-me ao colo com rapidez
põe-me à frente do pc
já o olhar se me anima
por escrever prá Robina."


perto da hora de almoço. Como já não tive oportunidade de lhe dar o troco e porque não tenho jeito para rimas, resolvi deixar-lhe, a ele e a todos vós uma receita para um inicio de noite (por volta das 20.15h é o horário ideal) de que tenho a certeza vai gostar muito e, quiçá até lamber a beiça.

LAGARTO à Beira-Mar

Ingredientes:

  • 1 kg de lagarto
  • 1 cebola média picada
  • 2 colheres de farinha de trigo
  • Beira-Mar a gosto
  • Sal
  • 1 chávena de leite
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 200 grs de creme de leite
  • Queijo provolone fatiado
Preparação:

Numa panela de pressão refogar parte da cebola e do alho com azeite.
Dourar o lagarto por todos os lados, acrescentar água e por na pressão para cozinhar.
Depois de cozido, separe o lagarto do caldo, e deixe esfriar (não deite fora o caldo do cozido). Corte-o em fatias finas.
Na frigideira dourar a cebola com a manteiga. Acrescente a farinha de trigo e frite (ficará empatado).
Despejar a farinha na panela de pressão junto com o caldo do cozido, com ajuda do "mister" bater tudo junto tornando uma calda lisa (se ficar muito grosso chamar o Ricardo).
Deixar ferver um pouco baixar o fogo e acrescentar o creme de leite.
Num refractário intercalar uma fatia de lagarto e uma de provolone, despejar o creme por cima e levar ao microondas por 4 minutos para derreter o provolone e aquecer o creme.
Aconselha-se precaução nos últimos minutos da cozedura...

Agora é só servir e sentir o paladar deste magnífico prato com um toque à Cajuda.

Bom apetite!

___________________________
A Foto veio daqui e foi o que de mais
parecido com a azulejaria de Alvalade,
consegui arranjar.

Sign by Danasoft - Layouts and Images