quarta-feira, novembro 24, 2004

Ó faxabor, queria una Nike Zvezdochka

As lojas Sneakers Delight (Lisboa e Porto) e Por Vocação (Porto) acabam de receber os novos ténis Nike Zvezdochka, um interessante e ambicioso projecto da marca Nike, resultante de uma colaboração com o conceituado designer australiano Marc Newson.

Marc Newson estudou escultura e design de joalharia em Sydney, antes de se dedicar ao design industrial. Hoje é um dos nomes mais marcantes do design contemporâneo, distinguindo-se pelas suas notáveis criações de estética futurista. O seu fascínio pelas viagens espaciais e pela actividade dos cosmonautas no espaço deu origem ao singular conceito de Zvezdochka. Zvezdochka era o nome da cadela lançada para o espaço pela equipa espacial russa, no dia 25 de Março de 1961.

Nike Zvezdochka tem um design aparentemente simples mas envolve um admirável sistema de construção que marca um passo significativo para a evolução do design modular. Os ténis são divididos em quatro partes intercambiáveis: a cobertura exterior perfurada, a sola exterior, o revestimento interior e a sola interior de amortecimento. As várias partes podem ser combinadas de diversas formas, dando ao utilizador uma multiplicidade de opções nunca antes imaginável. A combinação de coberturas exteriores e revestimentos interiores de diferentes cores e texturas permite obter múltiplos looks que se adaptam a diferentes funções e ambientes.

O modelo original Nike Zvezdochka foi totalmente criado em computador, através de complexos processos de modulação tridimensional. Para o fabricar, a Nike modulou e construiu cada uma das partes com uma grande precisão, utilizando novos processos de fabrico, como a modelação por injecção, em vez dos tradicionais métodos de corte e sobreposição.

Numa constante busca pela versatilidade, a Nike procura invariavelmente incrementar os aspectos funcionais e estéticos dos seus projectos recorrendo ao design modular. Nos anteriores modelos Presto, Kukini e Swop, a Nike trabalhou sobre uma base simples com componentes modulares, uma ideia que adaptou, sob uma perspectiva diferente, para o novo modelo Zvezdochka.

Versáteis, confortáveis e com um design único, os Nike Zvezdochka são o futuro do calçado. A tecnologia utilizada na sua construção será decerto adaptada a futuros modelos.

Preço? Deve ser do outro mundo...

Sign by Danasoft - Layouts and Images